Empresas ampliam oferta de benefícios aos funcionários, como plano de saúde eprevidência privada, para reduzir a rotatividade.
As organizações passam por um choque cultural, devido à mudança de seu quadro de funcionários: dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 a 1964) para a Geração Y(nascidos entre 1980 e 2009). As principais mudanças no ambiente corporativoreferem-se ao maior uso da tecnologia, prioridade em reconhecimento e satisfação pessoal em vez de remuneração, e maior rotatividade de locais de trabalho. Estudo realizado pela Hays Recruiting identificou que 41% dos integrantes daGeração Y, também conhecida como Geração Millenium, consideram plano de saúde uma das cinco principais recompensas do ambiente corporativo.
Benefícios como esse tornam-se cada vez mais relevantes quando o assunto é reter talentos e profissionais qualificados. Além do plano de saúde, outras modalidades de seguros contratadas pelas empresas como incentivos aos funcionários são: seguro de vida e de acidentes pessoais,planos odontológicos e até mesmo previdência privada. Esses dois últimos, inclusive, têm crescido consideravelmente nos últimos anos.
Os planos corporativos de saúde e odontológicos costumam ser pagos integralmente pelas empresas. Quando alguns deles são estendidos aos cônjuges e familiares, geralmente o funcionário tende a contribuir no custeio. Já na previdência privada, a aplicação é compartilhada entre as partes, de forma proporcional. Por exemplo, 2% do salário a empresa destina àprevidência privada e o funcionário paga mensalmente outros 2%. Nesse caso, o desconto costuma ser feito diretamente na folha de pagamento.
Quanto mais tempo o funcionário permanecer empregado, menor o percentual retido referente à contribuição custeada pela empresa. O montante que ele próprio aplicou acumula de forma integral, seguindo as regras e retenções de impostos de cada plano. Entretanto, se ele não cumprir o tempo mínimo para recebimento do benefício, o investimento realizado pela empresa no plano deprevidência privada é revertido para o grupo de funcionários que têm a recompensa ativa.
Diante dessa nova realidade, cada vez mais as seguradoras lançam seguros voltados aos setoresempresarial e corporativo. Hoje, até mesmo as pequenas empresas têm procurado esses incentivos para reter talentos. Isso garante com que elas cresçam de forma mais rápida, pois, as trocas constantes de funcionários acabam estagnando alguns setores, até que o novo funcionário seja incluído na rotina de trabalho e supra as necessidades da organização.
Quer saber mais sobre o
mercado de trabalho e a
Geração Y? Clique
aqui e baixe o relatório completo da Hays Recruiting.
*Foto by FreeDigitalPhotos